terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fazer contas "à vida"


Comecei o dia a fazer contas à minha vida, o dia lá fora está cinzento e dentro de casa não está melhor. Isto está mesmo muito mau.
Eu nunca recebi mesada nem semanada, todo o dinheiro que tenho é resultado do meu trabalho. Como já aqui disse, durante as férias ajudo sempre os meus pais mas não recebo nada por isso. No entanto, desde os meus 13/14 anos os meus pais dão-me algum dinheiro por os ajudar ao fim de semana e aquilo que eu recebo depende daquilo que eles recebem também. Além de ter que trabalhar para ter dinheiro, nunca soube e ainda agora não sei quanto dinheiro vou receber e, por isso, tem que ser mesmo muito bem gerido, até porque eu recebo muito menos do que qualquer pessoa que faz um part time ao fim de semana.
Os meus pais pagam-me a faculdade, alimentação, despesas com a saúde e roupa e tudo o resto, como não é essencial, é pago por mim. 
O facto de não ter sempre o mesmo dinheiro como se fosse uma mesada e ser fruto do meu trabalho deu-me desde cedo uma certa maturidade no que diz respeito ao dinheiro que gasto e o mesmo está a  acontecer ao meu irmão. Uma coisa é trabalhar e outra coisa é chegar ao início do mês e os pais darem a mesada e, pelo que vejo, é bem mais do que aquilo que eu recebo também. As mesadas das minhas colegas permite-lhes ir ao cinema com frequência, dar prendas caras e terem os seus luxos. Aquilo que eu recebo não, mas dá para aquilo que eu quero sem exageros e com tudo bem contadinho.
Sinto-me um peso muito pesado para os meus pais, as despesas são muitas comigo. Mesmo que passe as férias a trabalhar, não é suficiente para aquilo que gastam comigo durante o resto do ano, mas eu tenho consciência que tenho uns pais fantásticos e que fazem tudo pelos filhos e só espero um dia conseguir ajudá-los, aliás, um dos meus sonhos era conseguir pagar a faculdade ao meu irmão.
Cheguei a dizer-lhes que ia procurar um trabalho, mas não querem que me prejudique na faculdade, querem que me dedique a 100% e que os ajude ao fim de semana e nas férias e assim faço, e tenho um orgulho enorme em dizer-lhes as minhas notas. Se não trabalho tenho obrigação de lhes apresentar boas notas, é o mínimo que posso fazer e, um dia mais tarde, espero mesmo conseguir ajudar.
Contas feitas, é hora de estudar :)

Bom dia a todos!

8 comentários:

  1. loool, gostei das contas. tudo te há-de correr bem :D
    espero que corra tudo bem e as pessoas adiram. e obrigada, beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sabe, querida amiga, foi das coisas mais bonitas que eu alguma vez li.
    Que grande lição.
    Não a conheço mas fiquei orgulhoso (perdoe) por si e pelos seus pais.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Manuel. Eu tenho muito orgulho nos meus pais também e se sou o que sou a eles devo tudo.

      Eliminar
  3. era mesmo bom que andasse para a frente :D
    sim, enquanto ponderava esta ideia, pensei nisso. e acho que sim, ajudar os outros e alguém me ajudar a mim também. quem sabe. é bom!

    ResponderEliminar
  4. que querida, gostei muito deste teu comentário. espero mesmo que sim, ainda é muito cedo e ainda não recebi nada, mas sei lá tenho medo que ninguém diga nada, mas logo se vê :$ e espero conseguir dar o meu melhor.
    podes ser uma candidata se quiseres xD

    ResponderEliminar
  5. o que custa é só começar mesmo. espero que vá com o jeito e siga um rumo bom.
    e sim, quem sabe. ficaria muito feliz. seja de forma o fizesses. anónima ou assim por Catita. as nossas histórias de vida, podem sempre ajudar os outros :$

    ResponderEliminar