domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bom dia + Desabafo


Parece-me que está um ótimo dia para ficar a estudar na cama com chuva, vento e frio lá fora.

Este tempo é muito mau para os desfiles de Carnaval e para quem gosta de assistir, mas no meu caso, em que o Carnaval simplesmente me passa ao lado é totalmente indiferente se faz chuva ou sol. Mas é claro que fico com pena de quem gosta e vê o seu dia estragado e o dinheiro investido nos carros alegóricos fica todo ali, guardado da chuva. Mas há coisas que não se controlam e o tempo é uma delas.

Mas já que se fala em Carnaval gostava de dar uma opinião pessoal/profissional.
Eu sou totalmente contra esses infantários que fazem as roupas para as crianças, totalmente contra. E se repararmos nos desfiles de escolas que passam no telejornal é o que mais se vê, alguns ainda se nota que têm lá as mãozinhas das crianças, mas não é suficiente minha gente. Os educadores não têm que fazer o trabalho para os pais verem, têm que trabalhar segundo os interesses das crianças, ser responsável pelo seu desenvolvimento, pela sua autonomia, isso sim. E não é a fazer fatos de legos ou de alfaces que contribuem para que isso aconteça. Que mania!
E a prova disso foi num desfile qualquer em que uma criança ia mascarada de lego e a jornalista lhe pergunta quem fez o fato, resposta "a educadora", a jornalista insiste e pergunta "Mas tu ajudaste, certo?", resposta "Não" e lá foi o miúdo passear vestido de lego.
Mas qual é o interesse disto? É claro que um fato feito pelos adultos fica com outra perfeição, concordo, mas o que é que a criança aprende com isso? É isso que importa e não chegar ao dia e enfiar um lego pela cabeça da criança e bora lá festejar que é carnaval e vai estar muita gente a assistir.

E depois há ainda outra coisa, não é o Carnaval uma época mágica, de transformação, de sermos outras pessoas/objetos por um dia? Eu quando era criança gostava de ser princesa, rainha, médica... nunca quis ser uma alface ou uma banana. Eu acredito que as crianças vão todas contentes, mas isso é porque o tema já tem vindo a ser falado ao longo do tempo. Mas tenho a certeza que iriam mais felizes mascarados como quisessem, isso sim era significativo, e mais significativo seria se eles contribuíssem  de forma clara, para a construção do seu fato.

Ainda por cima estamos numa altura de crise horrível e não sei se reparam mas nos dias de carnaval as crianças não andam com os fatos do infantário e porquê? Porque é tudo muito bonito, mas no dia de carnaval os pais não vestem a alface ao filho porque ele quer ser um rei ele vai ficar muito mais feliz se for um rei.
Então porque é que o infantário não fez logo um rei e evitou que os pais comprassem aquele fato? Em vez de fazer a alface, faziam um rei. E se realmente querem trabalhar a alimentação saudável então a partir de cada personagem escolhida pelas crianças constrói uma história, por exemplo. Inventem, não façam o óbvio.

Desculpem este desabafo, certamente que muitos não vão concordar, mas eu prezo os interesses das crianças e é a partir desses interesses que devemos tentar alcançar os nossos objetivos pedagógicos. Para mim, a principal função do jardim-de-infância é fazer a criança feliz, à sua maneira e não à nossa.

Divirtam-se!


4 comentários:

  1. eu adoro o carnaval mas este ano infelizmente vai-me passar ao lado :)
    Tem um doce domingo **

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto do Carnaval, tal como tu passa-me bem ao lado.
    Mas pode ser que terça esteja bom e os que hoje não puderam ir ver os desfiles possam ver terça.

    ResponderEliminar