quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Coisas que faço e me deixam feliz

Hoje fui a mais uma consulta com a minha avó ao IPO no Porto, onde sou também dadora de sangue desde os 18 anos e quem me acompanha sabe que isso faz parte da minha vida como se de uma obrigação se tratasse e é das coisas que faço que mais orgulho tenho.
No entanto, achava que isso não era suficiente e fui alertada para o meu número de plaquetas e disseram-me para pensar na possibilidade de me tornar dadora de plaquetas por aferese. Eu pensei e hoje lá fui marcar o dia para a dádiva.
Eu já lancei o desafio várias vezes, já vos pedi para se tornarem dadores de sangue e começarem a salvar vidas, afinal de contas não custa nada (para quem reunir as condições necessárias, claro). 
Eu sei que os dadores de sangue estão a perder muitos dos benefícios que tinham e acho isso muito ingrato. Estamos a dar algo que é nosso para ajudar outras pessoas, estamos a DAR e há pessoas que não fazem nada pela nossa sociedade e recebem subsídios por qualquer coisa. No entanto, acho que devemos ser superiores a isso e pensar que estamos a ajudar alguém, estamos a dar uma nova oportunidade de viver a outras pessoas e acreditem que isso, pelo menos a mim, enche-me o coração.
Relativamente à dádiva de plaquetas, não quero falar muito em concreto, uma vez que não sei bem explicar todo o processo e, por isso, não quero induzir ninguém em erro, deixo aqui o link onde podem tirar as vossas dúvidas.
Quero apenas destacar que "uma dádiva por aferese contém 6-8 vezes mais plaquetas do que uma dádiva de sangue convencional. Deste modo o doente evita a exposição a múltiplos dadores". Acham que não vale a pena? Estão à espera de ter um familiar vosso nesta situação para se sentirem sensibilizados?

Força! Vejam lá as vossas análises, informem-se e tornem-se dadores de sangue e plaquetas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário