terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu sei que isto está mau

Eu sei que a realidade do país não é boa e sei também que a situação dos professores tem vindo a piorar de ano para ano, mas não vale a pena fazerem caras feias quando eu digo o mestrado que vou tirar, é que não vale mesmo.
Se me perguntam qual o mestrado e eu respondo porque é que fazem cara de enjoados e fazem questão de me lembrar que isto está mau??? Eu sei que está, todos sabemos, mas caramba, se apenas seguisse a via de ensino quem realmente tem vocação podem ter a certeza que o número de desempregados seria muito menor.
Muita gente opta pela licenciatura em Educação Básica pela facilidade, as médias são tão baixas que até me faz uma certa confusão. Ainda este ano, na 1ª fase, vi que o último colocado numa faculdade entrou com média de 9.5 e se não estou enganada, numa outra faculdade, a média do último colocado foi de 9.8. Acreditem, muitos dos alunos escolheram esta licenciatura porque não conseguiram entrar naquela que realmente queriam e o resultado disto é o número enorme de professores que andam por aí.
Eu estou a tirar o curso dos meus sonhos, não estou simplesmente a tirar um curso superior, porque sempre disse que só iria para a faculdade se fosse para este curso. Se há professores em excesso então deixem ser professor apenas quem quer realmente ser professor e tem vocação e capacidade para isso.

Eu só não gostava que sentissem pena de mim quando digo que vou ser professora, em vez de ter orgulho em dizer isso, começo a ter vergonha por saber que vão olhar para mim com pena e relembrar que o meu futuro é negro.


O meu pai não queria que fosse professora, não só pela instabilidade da profissão, mas acima de tudo pela falta de educação que hoje pais e alunos têm para com os professores, mas deixou-me seguir o meu sonho.

A todos os professores que atravessam agora uma fase má deixo um abraço de força e confiança :)

1 comentário:

  1. Devemos seguir os nossos sonhos.
    Contudo, a realidade é haver professores a mais e cada vez menos alunos. É estatistico.
    Mas se for a tua paixão vais sair-te bem, de certeza.

    beijinho

    ResponderEliminar