domingo, 26 de agosto de 2012

Dar sangue


Já aqui falei na importância que tem para mim dar sangue, é algo que tenho muito orgulho em fazer e que faço desde os 18 anos.
Não custa nada, não dói, não é perigoso e salva vidas. Há alguma coisa mais importante que isso? Podemos salvar vidas de uma forma tão simples e poucos se preocupam com isso. É certo que nem toda a gente tem as condições necessárias para ser dadora, mas há muita boa gente que pode dar e não o faz. E porquê? 

Atualmente já se fazem recolhas de sangue em todas as freguesias, mais ou menos de 3 em 3 meses ou 4 no máximo, há uma recolha de sangue perto de nossa casa. E, por isso, nem mesmo a deslocação é um motivo para não dar sangue. Eu e toda a minha família vamos diretamente ao IPO do Porto que fica a sensivelmente 30 e poucos km de nossa casa, sempre fomos lá, mas não há necessidade disso. Basta estarmos atentos e reparamos que há recolhas de sangue com regularidade perto de nós, se não é na nossa freguesia é na freguesia do lado, mas há sempre.

E ontem lá fui eu e o meu pai ao IPO no Porto dar sangue, para nós já se trata de uma obrigação, não nos sentimos bem se não dermos, principalmente quando ouvimos notícias a apelar à dádiva de sangue por haver falta do mesmo nos hospitais.

Estão à espera de quê para salvar vidas? Se têm algum dúvida podem consultar a página do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, onde estão também disponíveis os locais e datas de recolha de sangue.


4 comentários:

  1. mas não tenho. e não vale a pena fazer de conta que tenho, porque isso só me engana mais ainda :|

    ResponderEliminar
  2. um dos meus grandes sonhos era ser dadora de sangue, dei três vez e duas delas, ainda durante a dadiva, desmaiava... quebra de tensão. Por isso foi aconselhada temporariamente a não dar :) mas um dia volto a tentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente não tenho esses problemas. Só fui recusada uma vez por precaução, por estar com 51 kg e o mínimo permitido é 50kg. Tenho 54kg, se emagreço um pouco já não posso dar. Mas tem corrido tudo bem, só desmaiei uma vez e foi uma horita depois, mas aparentemente nada de grave, podia estar num dia "não".
      Um dia vais poder voltar a dar, é pena que as pessoas que podem dar não tenham a mesma vontade que tu.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Vídeos referentes às actividades da ADASCA que podem ser visionados, clicando no link, e deixar que passe o Spot publicitário. A próxima Colheita de Sangue vai decorrer no dia 2 de Setembro, entre as 9 e as 13 horas, no Posto Fixo da ADASCA.

    Podem ajudar a divulgar estes Videos entre os vossos amigos, reencaminhando-os ou colocá-los nas vossas redes sociais, de forma a que a divulgação seja a mais abrangente possível.

    O último é o nº. 6 gravado junto da Estação Velha de Aveiro.
    Olá!
    1 - joaquim carlos achou este vídeo interessante e decidiu recomendá-lo:
    ADASCA/Joaquim carlos recomenda http://videos.sapo.pt/A81O5SPrTZ74UA8zKKPj
    Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o endereço para o
    seu browser.
    Filme! Partilhe! Veja!
    Sapo Vídeos

    2 - achou este vídeo interessante e decidiu recomendá-lo:
    ADASCA/joaquim carlos recomendahttp://videos.sapo.tl/dj8TBZHG2AZb6FKyiI9N
    Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o
    Olá!
    3 - joaquim carlos recomendá-lo:
    http://videos.sapo.pt/MBnkzozD3iJreMZ0zhpT
    Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o Olá!
    4 - joaquim carlos recomendá-lo:
    http://videos.sapo.pt/dj8TBZHG2AZb6FKyiI9N
    Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o
    Olá!
    5 - joaquim carlos recomendá-lo:
    http://videos.sapo.pt/Y31lfaABeG5lHEaW11a4
    Clique no link acima para ver o vídeo ou copie a linha com o –
    Podem ainda aceder ao Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com
    6 - Olá!

    http://videos.sapo.pt/mMzgqY7YgjD2Rp3fSltQ
    Clique no link, Partilhe! Veja!

    ResponderEliminar