domingo, 19 de agosto de 2012

O respeito pelo mar e pelos nadadores salvadores

Ontem foi dia de praia e o S. Pedro teve um comportamento exemplar, o dia esteve muito bom.
O dia esteve tão bom que a praia esteve como nunca a tinha visto este ano... cheia, cheia de pessoas e algumas delas bem malucas e aventureiras ao ponto de arriscarem a própria vida no mar. Tinha ido à água a meio da manhã e apesar de saber nadar muito bem achei que o mar estava um pouco agitado e perigoso, impróprio para nadar. Por volta do meio dia ouço gritos de socorro e só consigo ver 5 ou 6 cabeças numa zona que eu não me atreveria a ir mesmo com mar calmo, muito menos com ele agitado daquela forma. O que é certo é que aquelas pessoas lá estavam e o pânico instalou-se, surgiram nadadores salvadores de todos os lados (eu que só via por lá 2 ou 3), uns com pranchas, outros com bóias e outros com cordas. O mar estava tão agitado que os nadadores salvadores foram para lá com cordas que foram depois puxadas com ajuda das pessoas que estavam lá perto.
Sem saber da verdadeira história, mas pelos movimentos que depois vi, acho que foram duas adolescentes que se aventuraram e os restantes homens que também lá ficaram tinham ido em seu auxílio. 
A meio da tarde, e apesar da bandeira vermelha, as pessoas continuavam a aventurar-se... os nadadores salvadores sempre dentro de água a pedir às pessoas para não mergulhar e bastava virar costas e lá iam elas que nem crianças mal educadas.
Aquilo tirava-me a paciência toda, como é possível as pessoas não terem consciência do risco que correm? Pior ainda, saberem que alguém que conhece o mar as avisou do risco e mesmo assim ir como se nada se passasse? Não têm amor à vida?
Eu não tenho medo do mar, tenho respeito. Se eu não me meter com ele não corro nenhum risco nenhum. Corro risco se o enfrentar. Mas enfrentar o mar é entrar numa guerra que não se vence sozinho.
E para vencer essa guerra estão lá os nadadores salvadores, se no combate ao fogo os nossos heróis são os bombeiros, na praia temos os nadadores salvadores. Esses foram os heróis do dia, pelos salvamentos e pela forma rápida, eficaz e organizada como aturam.
E se eu tenho respeito pelos bombeiros, desde ontem fiquei a ter ainda mais respeito pelos nadadores salvadores, que não só salvam como alertam, pena que sejam muitas vezes ignorados. 


(PS. Ainda não vi nenhum nadador salvador que não fosse jeitosinho, até nisso são abençoados eheheh)

4 comentários:

  1. Obrigada Catita, É mesmo essa ideia que quero passar às pessoas! beijinho

    ResponderEliminar
  2. não faria nada daquilo, aquilo é uma metáfora para muitas outras coisas :$

    ResponderEliminar
  3. Os nadadores salvadores têm muita responsabilidade nas mãos. Eu cá não lhes dou muito trabalho, porto-me sempre bem :)

    ResponderEliminar